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O caso mais grosseiro da semiologia
O que Saussure pode nos dizer sobre os nomes próprios?
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Sinopse
Este livro se propõe a investigar como o nome próprio é considerado nas elaborações de Ferdinand de Saussure. Essa categoria linguística é considerada como um dos problemas mais espinhosos nos estudos da linguagem, em virtude de ser heterogênea e não possuir uma regra geral que seja aplicável a todas as línguas naturais e por envolver em sua constituição a arbitrariedade e a fala. Assim, efetuamos um percurso teórico pelos estudos da linguagem do século XIX, enfatizando teorias no âmbito da Filosofia e da Linguística, o que nos proporcionou elementos para questionar a posição de Saussure sobre essa categoria linguística. Considerando que a produção saussuriana não se restringiu ao CLG, detivemo-nos em seus estudos comparatistas, nos manuscritos sobre linguística e sobre as Lendas Germânicas. Mediante a análise desses materiais, percebemos que o nome próprio participa do movimento de fundação da linguística moderna, na medida em que é um ponto nevrálgico nas elaborações saussurianas.
Coleção:
Altos Estudos em Linguística
Este livro se propõe a investigar como o nome próprio é considerado nas elaborações de Ferdinand de Saussure. Essa categoria linguística é considerada como um dos problemas mais espinhosos nos estudos da linguagem, em virtude de ser heterogênea e não possuir uma regra geral que seja aplicável a todas as línguas naturais e por envolver em sua constituição a arbitrariedade e a fala. Assim, efetuamos um percurso teórico pelos estudos da linguagem do século XIX, enfatizando teorias no âmbito da Filosofia e da Linguística, o que nos proporcionou elementos para questionar a posição de Saussure sobre essa categoria linguística. Considerando que a produção saussuriana não se restringiu ao CLG, detivemo-nos em seus estudos comparatistas, nos manuscritos sobre linguística e sobre as Lendas Germânicas. Mediante a análise desses materiais, percebemos que o nome próprio participa do movimento de fundação da linguística moderna, na medida em que é um ponto nevrálgico nas elaborações saussurianas.